Dentro de um processo de impressão, seja preto e branco ou colorido, existem diversas etapas que darão ao produto final sua forma desejada, e o ajuste de cor é uma delas. Considerada como uma das fases essenciais da impressão de livros e revistas, a definição e controle das cores pigmentadas no papel servem para garantir que a ideia original do arquivo seja expressa com o máximo de perfeição no produto final.

Saber qual estilo de cor utilizar o fechamento de um arquivo é primordial para garantir a qualidade da coloração no papel na hora de imprimir. O sistema de cores CMYK é o ideal e o padrão mais utilizado em gráficas, seja em máquinas rotativas ou digitais. Verificar se os elementos do arquivo estão convertidos em CMYK evita que haja variações de cores no seu material que não estavam previstas.

Mas afinal, o que é CMYK?

A sigla representa suas cores primárias e significa ciano (Cyan), magenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (blacK.). A partir da mistura destes pigmentos é possível reproduzir a maioria das cores do espectro. Ao invés de adicionar cores, ele remove as quantidades necessárias de cada cor primária (ciano, amarelo, magenta e preto) para formas novas cores.

CMYK versus RGB

Enquanto o CMYK tem sua composição feita por cor pigmento, o sistema de cor RGB é feito por pontos ou pixels e forma cores pelo método aditivo a partir de suas cores primárias: R (red) G (green) e B (blue). O espectro de cores RGB é composto por cor luz, muito utilizado em dispositivos eletrônicos. Por esse motivo, muitas cores que vemos nos monitores não podem ser reproduzidas em um impresso.

E a escala de cores Pantone®?

O sistema de cores Pantone ou spot colors são cores totalmente prontas e com um alto grau de fidelidade, garantidas e definidas por um código global que representa cada uma delas. A escala pode ser utilizada nos impressos, mas não pode ser reproduzida de maneira totalmente fiel pelo CMYK, mesmo que se utilize uma combinação equivalente. Para converter Pantone em CMYK é preciso usar softwares especiais, além de ser um processo trabalho e custoso.

Seu projeto de impressão com qualidade e excelência do Grupo Print Laser

O Grupo Print Laser com um departamento especial para tratamento de arquivo e ajuste de cores, realizando a preparação do material em etapa de pré-impressão para que a produção final saia como o esperado. Realize o seu projeto editorial ou gráfico promocional conosco. Contate-nos.