O mercado editorial nunca para de crescer, inclusive, porque alguns fatores contribuem para isso. Um deles é a impressão de livros sob demanda, o que facilitou a vida de escritores, editores e empresas.

Logo, os escritores e produtores autônomos são os que mais veem vantagens na impressão de livros sob demanda. De fato, a impressão sob demanda já era algo muito comuns em países como os Estados Unidos. 

Agora, essa tendência desponta no Brasil e chama a atenção de várias companhias, sejam editoras ou empresas de outros segmentos. 

Como funciona a impressão ou publicação sob demanda (POD)

A impressão de livros sob demanda (Print on Demand) é um método que utiliza a tecnologia digital para imprimir livros em quantidades, conforme necessário.

Então, é possível até mesmo imprimir uma única cópia conforme os requisitos. 

Em vez de imprimir uma grande quantidade de livros usando a impressão tradicional, os livros são impressos “sob demanda”. Dessa forma, as editoras atendem aos pedidos à medida que são recebidos.

Você pode estar se perguntando: “Quais são as vantagens da impressão POD? Por que vale a pena imprimir menos cópias e imprimi-las com mais frequência?”

Para saber mais, continue lendo este post do Grupo Print Laser para descobrir três dentre vários benefícios da impressão digital sob demanda!

Vantagens da impressão de livros digital

Custo mais eficiente

Embora o custo por unidade em POD seja maior, o custo inicial de impressão é bastante reduzido. Com o POD, você não precisa investir muito em grandes tiragens. 

Em vez disso, você paga apenas pela quantidade de cópias necessárias. Como autopublicador, quando o livro é configurado para o POD, você recebe mais lucros de cada cópia vendida. 

Além das vantagens monetárias, há uma vantagem adicional relacionada à qualidade de impressão. A qualidade da impressão, o papel e a encadernação dificilmente são diferentes de um livro impresso da maneira tradicional. Isso garante que você não perca a qualidade, ao mesmo tempo em que reduz custos. 

Impressão digital promove a sustentabilidade

O método de impressão POD é ecologicamente correto porque não há desperdícios na produção. Então, imagine que você produza um grande volume de cópias e elas não sejam vendidas. 

Ao contrário da Impressão de livros sob demanda, as grandes tiragens, geram estoque e com isso um enorme problema financeiro e ambiental. 

Da mesma forma, também não é necessário transportar livros a granel das impressoras até os estoques ou locais de armazenamento. 

Assim, reduz-se as emissões de carbono e o consumo de combustível exigido no transporte. Isso, por sua vez, ajuda a preservar o meio ambiente. 

Encomendar apenas o número essencial de publicações

Finalmente, uma das vantagens mais importantes oferecidas pela publicação de livros sob demanda é que você pode encomendar livros em quantidades muito pequenas. E isso inclui a impressão de apenas um livro.

E como cada cópia é impressa separadamente, cada uma delas também pode ser personalizada, conforme os requisitos. 

Por exemplo, páginas de anúncios podem ter textos e imagens atualizadas, se necessário. 

Afinal, essas páginas não são impressas de uma só vez, como acontece na litografia. Portanto, você, como autor, tem total controle sobre seu trabalho, do começo ao fim. 

Outras vantagens da impressão POD são:

  • Os livros podem ser impressos em questão de horas após o pedido;
  • As versões revisadas do livro podem ser feitas facilmente e conforme necessário;
  • Os autores autônomos podem ver seu trabalho impresso por meio da autopublicação. E, graças aos serviços de impressão sob demanda, eles têm um meio de distribuir seus livros por meio de lojas on-line.

Quando optar pela impressão digital de livros?

A impressão sob demanda ajuda editores e empresas a superarem alguns desafios de publicação. 

Mas você sabe quando a impressão digital é a solução ideal para seu projeto? Veja algumas dicas:

  • Quando apenas uma cópia do material é o suficiente – Você está produzindo uma revista ou um e-book de poucas páginas e quer analisar o resultado final? O sistema POD é excelente para isso, porque possibilita a verificação do documento impresso digitalmente que ainda passará por revisões. 
  • Quando a demanda é imprevisível – Às vezes, há um grande aumento na demanda por um título específico, requerendo muitas cópias imediatamente. Muitos editores tradicionais agora estão utilizando o POD, o que permite o atendimento a essa demanda latente. Vários editores descobriram que a impressão sob demanda é uma solução mais flexível para acompanhar a dinâmica do mercado. Além disso, o POD gera a oportunidade de reaver vendas perdidas.
  • Quando a qualidade é uma preocupação – Por muitos anos, a impressão sob demanda tinha a reputação de um produto de menor qualidade frente às demais impressões tradicionais. Contudo, a tecnologia se modernizou e, agora, os livros impressos digitalmente têm uma qualidade impressionante. Ademais, na impressão POD, você pode modificar cores, fontes e imagens a qualquer momento.

Que tipos de livros podem ser impressos?

A impressão de livros sob demanda é usada para qualquer impressão, seja P&B ou colorida. Isso geralmente inclui romances, livros de auto-ajuda, livros motivacionais, livros de negócios, literários e assim por diante.

Como a impressão sob demanda é feita em impressoras digitais, existem certas limitações quanto ao tipo de papel que pode ser usado, bem como as opções de acabamento. 

Mas isso não afeta os livros de bolso comuns e outros livros baseados em texto.

Faça impressão sob demanda com o Grupo Print Laser!

O Grupo Print Laser oferece aos nossos clientes uma tecnologia moderna em impressão digital.  Logo, o método de impressão FullColor é capaz de reproduzir documentos fiéis à identidade gráfica das marcas, possibilitando a construção do branding com documentos transacionais. 

Esse é um aspecto primordial, haja vista que aumenta a relevância da sua marca perante seu cliente final.

Fale com o Grupo Print Laser e conheça as vantagens do POD para suas impressões.