Existe uma infinidade de tipos de papéis no mercado. Por conta disso, podemos ficar em dúvida sobre qual utilizar na impressão de determinado produto. Ter uma gama variada de papéis a nossa disposição pode deixar de ser um problema para ser uma solução com inúmeras possibilidades, bastando apenas ao profissional que desenvolver a ideia entender qual será a usabilidade e aplicabilidade do material em questão e, não menos importante, qual a experiência que ele deseja entregar ao usuário final.

Podemos entregar um cartão de visita impresso em papel sulfite? Sim e não.

Se o seu objetivo é de que seu cliente guarde o contato por um tempo maior, o papel sulfite não é o mais indicado e, sim, o papel cartão. Outro exemplo muito simples sobre aplicabilidade do material a ser impresso é o do jornal e o da revista. Jornais são impressos em papéis mais inferiores pois sua leitura é diária e quase descartável, assim como os folhetos promocionais. Já a revista, não. Ela conta com um conteúdo que pode ser lido por mais tempo, é manuseada com mais frequência e, assim como os livros, esporadicamente possuem edições especiais/comemorativas, servindo de memória empresarial.

Sendo assim, para escolher o melhor tipo de papel para a sua ideia indicamos algumas reflexões a serem feitas e podem interferir no seu projeto de impressão:

– Qual é o objetivo do seu impresso?

– Qual a experiência que você quer proporcionar com o material?

– Qual a usabilidade que o papel vai dar a esse produto? Pode ou não pode amassar?

– Qual será a vida útil desse material? É feito para o momento ou para durar?

– Como será o ciclo de vida desse produto? Conseguimos reaproveitar ou reciclar?

Depois de fazer o dever de casa faça protótipos da sua embalagem, revista, folder, cartão ou o que for.

Teste! Teste em diversos tipos de papéis e formatos sempre visando o seu objetivo de experiência final.

Quando for escolher o tipo de papel, dê preferência àqueles que possuem certificação com garantia de que a matéria-prima utilizada venha de madeiras reflorestadas, demonstrando cuidado e preocupação com o meio ambiente.

 

Nós somos uma empresa certificada pelo FSC® e Cerflor, programas que promovem a sustentabilidade do manejo florestal, garantindo a responsabilidade ambiental e social dos processos que envolvem a produção do papel.

Algumas empresas exigem que materiais impressos tenham esse selo e, o Grupo Print Laser, atende a essa demanda. Viabilize seu projeto com a gente: envie-nos uma mensagem pelo menu Contato.